O arroz parboilizado é uma variedade que passa por um processo especial antes de ser beneficiado. Isso resulta em grãos mais nutritivos e com textura firme após o cozimento. É uma opção popular para uma variedade de pratos, oferecendo benefícios nutricionais e versatilidade na culinária.
Ele funciona bem em pilaf, risotos, saladas de arroz, pratos de arroz frito e até mesmo em sobremesas, como pudins de arroz. Além disso, sua resistência ao cozimento excessivo o torna ideal para preparações em grandes quantidades, como em eventos ou refeições familiares.

A parboilização acontece quando o arroz é imerso na água a 50 °C. É esse o processo que ajuda a manter os nutrientes, como vitamina B, magnésio, fósforo e potássio.
Entenda como é esse processo:
1. Encharcamento: o grão do arroz, ainda com a casca é mergulhado na água quente por algumas horas. Conforme o arroz absorve a água, ocorre a absorção das fibras e nutrientes da casca.
2. Gelatinização: o arroz, ainda úmido é exposto a uma temperatura muito elevada, com pressão de vapor. Nesse momento, os nutrientes que penetram no grão são fixados nele.
3. Secagem: a última etapa consiste na secagem, para que o grão possa, então, ser descascado e polido, assim como acontece com o arroz branco.
Nutrindo o saber para que você conheça mais sobre os processos do arroz parboilizado e escolha o melhor para a sua alimentação.