O charutinho russo ou golubtsi é um dos pratos tradicionais da culinária russa, porém tanto seu nome quando sua origem são estrangeiros, esse prato é parente do dolma, uma típico prato do Cáucaso e da Grécia, feito à base de folhas de uva e recheado com carne.
O nome golubtsi surgiu do costume francês de cozinhar pombos, golub em russo, enrolados em folhas de repolho.
Ingredientes:
- 1/2 xícara de Arroz Rei Arthur ou Arroz Tio Arthur;
- 1 repolho grande;
- 250 gramas de carne bovina moída;
- 250 gramas de carne de porco moída;
- 2-3 colheres de sopa de extrato de tomate;
- 1 cebola;
- 1 cenoura;
- 2-3 tomates;
- 3 dentes de alho;
- Salsa;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Desprenda as folhas do repolho e escalde-as em água fervente por alguns minutos, corte a cenoura em tiras finas e refogue a cenoura e a cebola em uma panela até ficarem macias. Pique a salsa e prepare o arroz porém não deixe ficar muita macio, pois ele será cozido novamente.
Bata os tomates no liquidificar, pique os dentes de alho e em seguida misture a carne moída com o arroz, a cebola, a cenoura, o tomate batido e a salsa e tempere a gosto.
Em cada folha de couve coloque duas ou três colheres da carne moída preparada, em seguida enrole para formar um charutinho. Forre o fundo de uma panela com as folhas de repolho e coloque os golubtsi dentro. Ferva uma pouco de água e adicione o extrato de tomate e em seguida despeje a água na panela, cozinhe em fogo baixo entre 45 minutos à 1 horas.
Os charutos devem ficar tenros e o repolho deve estar mole e não pastoso e as carnes devem ficar bem cozidas. Sirva no molho em que foram preparados e adicione uma colher de coalhada fresca.
Imagem: mennonitegirlscancook.ca